domingo, 8 de novembro de 2009

Série A_2009: Scouts da 34ª Rodada










Série A_2009: Pré-Jogo, Botafogo x Coritiba

Um jogo decisivo para os dois times que ainda lutam contra a constante ameaça de rebaixamento. Para o Coritiba, o empate não deixa de ser um bom resultado, enquanto o Botafogo tenta abrir vantagem dos 4 últimos e ao mesmo tempo melhorar seu desempenho como mandante.

A partida, válida pela 34ª rodada da Série A, será realizada no Engenhão, Rio de Janeiro, 18h30 (horário de Brasília). No apito, Wilton Pereira Sampaio/DF, com César Augusto de Oliveira Vaz/DF e Eremilson Xavier Macedo/DF nas bandeiras.

O Botafogo vem embalado após duas vitórias seguidas em jogos importantes. Venceu o Náutico (adversário direto) no Rio e depois conseguiu bater o Internacional em pleno Beira-Rio. O time é o 16º colocado com 38 pontos e 8 vitórias em 33 jogos, com 38,4% de aproveitamento. A equipe está em crescimento e conquistou 50% dos pontos disputados nos últimos 10 jogos.

Como mandante, o Botafogo é uma negação. O pior time nesse aspecto. Em 16 jogos, apenas 5 vitórias e outros 6 empates. Foi derrotado 5 vezes e o aproveitamento é de 43,8%. Sinceramente, não se sabe o que esperar do time da estrela solitária quando atua no Engenhão.

O Coritiba já esteve 8 rodadas na zona da degola e não quer voltar nessa reta final. O time obteve 7 pontos dos 9 últimos disputados e se afastou mais da área perigosa da competição, mas ainda corre riscos. Com 41 pontos conquistados e 11 vitórias em 33 jogos, o Coxa conseguiu um aproveitamento de 41,4% até o momento.

Na condição de visitante, a equipe paranaense não costuma se dar bem, tanto que só venceu 2 partidas em 16 encontros. O aproveitamento de 22,9% é preocupante e certamente torna-se um empecilho para o seu desempenho. Venceu Náutico e Fluminense, times que também lutam contra a queda.





Há um total equilíbrio nos confrontos com 10 vitórias para cada equipe. Aconteceram 7 empates.

Sob o mando do Botafogo, o Coritiba venceu apenas 3 vezes, enquanto o Alvinegro levou a melhor 6 vezes. Nunca empataram.

A última vitória do Coritiba aconteceu em 21 de setembro de 2002, por 2 a 0.

Nos Pontos Corridos, jogaram 3 vezes e o Botafogo venceu as 3 partidas.

No Primeiro Turno, houve o empate por 2 gols.

Série A_2009: Pré-Jogo, Atlético-PR x Goiás

Atento ao risco de rebaixamento, o Atlético-PR vai tentar de todas as formas sair como vencedor do duelo diante do Goiás, adversário que parece encarar sua participação como missão cumprida, jogando sem maiores interesses a defender no momento.

A partida será realizada às 18h30 (horário de Brasília), na Arena da Baixada (Curitiba) e terá arbitragem de Sálvio Spinola Fagundes Filho/SP (FIFA), com auxílio de Emerson Augusto de Carvalho/SP (FIFA) e Marcelo Carvalho Van Gasse/SP.

O Furacão não vence há 3 jogos, período no qual marcou apenas 1 ponto. A seqüência de maus resultados elevou o risco de queda do time, exigindo uma reação imediata, antes que a ameaça se torne realidade. Em 33 jogos, 40 pontos e 11 vitórias, com 40,4% de aproveitamento. A equipe caiu um pouco de rendimento no returno (38,1%) e obteve 40% dos pontos disputados nas últimas 10 partidas.

Como mandante, venceu 7 das 16 partidas que disputou e somou 54,2% dos pontos possíveis. Não perde na Arena há 8 jogos e isso faz a diferença para que o clube se mantenha ainda em posição intermediária na tabela.

O Goiás foi uma das sensações do 1º turno, quando marcou 35 pontos e terminou na 3ª colocação. Esteve presente na faixa da Libertadores por um bom período (12 rodadas), mas perdeu o fôlego e deve se garantir mesmo na Sul-Americana. É a pior equipe do returno com apenas 28,6% de aproveitamento.

Fora de casa o alviverde mandou muito bem no início da competição, tanto que ainda é o 5º melhor pontuador em campos adversários. No momento atual, entretanto, perdeu 7 dos 8 últimos jogos, salvando-se apenas diante do Corinthians, time que goleou por 4x1.





Há um rigoroso empate nos confrontos, com 10 vitórias para cada equipe e 9 empates.

Em 14 jogos realizados em Curitiba, o Atlético venceu 8 enquanto que o Goiás apenas 2. Aconteceram 4 empates.

São jogos de muitos gols, principalmente nos Pontos Corridos. Em 13 de julho de 2004, o Atlético venceu por 6 a 0, já em 20 de maio de 2006, o Goiás venceu por 3 a 2. Em 10 de junho de 2007, nova vitória do Goiás, agora por goleada 3 a 0. Por fim, ano passado, em 8 de junho, o Atlético goleou por 5 a 0.

Em jogos pela Segunda Divisão, foram 2 jogos, com 1 vitória para cada, ambas por 2 a 0, em seus respectivos campos.

No Primeiro Turno, o Goiás venceu por 3 a 0.

Série A_2009: Pré-Jogo, Barueri x Internacional

O encontro entre Barueri e Internacional pode ser a última chance do Colorado se aproximar da zona da Libertadores, também conhecido como G-4. O dono da casa não joga pressionado e o Internacional precisa se recuperar dos insucessos das rodadas recentes, quando não pontuou.

O encontro está marcado para as 18h30 na Arena Barueri e contará com a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique/RJ (FIFA), com auxílio de Ediney Guerreiro Mascarenhas/RJ e Marcelo Braz Mariano/RJ.

O Barueri superou as expectativas e já começa a se programar para a temporada 2010. Como quem não quer nada, saiu marcando os pontos necessários que o afastaram do risco de rebaixamento na reta final (ainda existe possibilidade residual). Talvez por isso, nas 10 últimas partidas não conseguiu sequer 40% dos pontos em disputa. No momento é o 13º colocado com 44 pontos e 11 vitórias, com aproveitamento de 44,4%.

Jogando em casa, o time conquistou 2 de cada 3 pontos disputados (32 no total) e só caiu 2 vezes, diante de São Paulo e Cruzeiro. Sendo assim, a equipe não deve dar moleza aos 3 últimos adversários que enfrentará na condição de mandante.

O Internacional foi a melhor equipe do 1º turno, mas entrou em rota de colisão na etapa seguinte. Após 64,9% de aproveitamento nos 19 primeiros jogos, o time despencou para a mediocridade e conquistou apenas 15 pontos nos últimos 14 jogos (35,7%). Nos 10 últimos jogos conseguiu ser ainda pior, com apenas 30% de aproveitamento. Com isso, deixou de ser candidato ao título e terá grande dificuldade em obter vaga na próxima Libertadores.

No "status" de visitante, os gaúchos obtiveram 18 pontos, com aproveitamento de 37,5%, contudo somou apenas 1 ponto nos 4 últimos compromissos fora do Beira-Rio. A torcida colorada espera ansiosamente que o time ainda tenha poder de reação na reta final, mas é difícil de acreditar nisso





Jogaram apenas uma vez pela Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, no Primeiro Turno, quando o Internacional venceu por 3 a 2

Série A_2009: Pré-Jogo, Atlético-MG x Flamengo

Atlético-MG e Flamengo realizam hoje um tradicional encontro entre duas equipes de massa do futebol brasileiro. O duelo ficou imortalizado na dramática final de 1980, teve nova vantagem carioca em 1987 e vive mais uma vez momento de decisão. Mineiros e Cariocas pretendem permanecer vivos na reta final do Brasileirão.

A partida será realizada no Mineirão, Belo Horizonte, às 16 horas. O duelo é válido pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Leonardo Gaciba da Silba/RS (FIFA) será o arbitro, enquanto Roberto Braatz/PR (FIFA) e Altemir Hausmann/RS (FIFA) completam o trio de arbitragem.

O Atlético-MG ocupa a 3ª posição na tabela com 56 pontos conquistados e 16 vitórias em 33 jogos, com 56,6% de aproveitamento. O Galo vem motivado após importante vitória diante do Goiás no Serra Dourada e caso vença já iguala a pontuação do São Paulo, superando os paulistas no número de vitórias. Nos últimos 10 jogos, o alvinegro conquistou 63,3% dos pontos disputados, o que demonstra que o time está bem aceso para o fim da competição.

Como mandante, o time conquistou 2/3 dos pontos disputados. Em 16 partidas, 9 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas. Se considerarmos que um dos tropeços foi no clássico caseiro diante do Cruzeiro, o Goiás aparece como o único adversário de "fora" que conseguiu derrotar o Galo em seus domínios.

O Flamengo corre por fora na disputa do título da temporada, com 5 pontos de desvantagem para o São Paulo no momento, além de ter sido ultrapassado pelo Cruzeiro (que venceu na abertura da rodada, no sábado). Com 54 pontos e 15 vitórias em 33 jogos, o aproveitamento da equipe comandada por Andrade é de 54,5%. Nas 10 últimas partidas, um desempenho impressionante de 76,7% que só não foi mais expressivo devido a derrota diante do Barueri (32ª rodada).

Como visitante o rubro-negro carioca está longe de ser um bicho-papão, conseguindo apenas 35,4% dos pontos disputados, com 4 vitórias e 5 empates em 16 jogos. Diante de adversários diretos que enfrentou recentemente, bateu o Palmeiras e arrancou um empate diante do Internacional.






Em 43 partidas disputadas, aconteceram 16 vitórias do Flamengo, 17 do Atlético e 10 empates.

Foram 21 jogos realizados em Minas Gerais e a vantagem é do Atlético com 11 vitórias enquanto o Flamengo venceu apenas 4. Aconteceram 6 empates.

A última vitória do Flamengo em Belo Horizonte aconteceu em 22 de setembro de 2002, por 3 a 0.

A maior goleada ocorreu em 14 de novembro de 2004, quando o Atlético goleou por 6 a 1.

Já decidiram uma final de Brasileiro no Maracanã. Em 1 de junho de 1980, o Flamengo conquistou seu primeiro título brasileiro com uma vitória de 3 a 2 sobre o Atlético.

No Primeiro Turno, o Flamengo venceu por 3 a 1.

Série A_2009: Pré-Jogo, Fluminense x Palmeiras

Fluminense e Palmeiras fazem uma decisão indireta e oposta no Brasileirão. Os dois times brigam por objetivos distintos, mas o resultado é crucial para ambos. O Fluminense luta para sobreviver na competição no ano que vem, enquanto o Palmeiras tenta recuperar a liderança e levantar o título da temporada.

A partida está marcada para às 16 horas, no Maracanã, no Rio de Janeiro. É válida pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2009 e contará com Carlos Eugênio Simon/RS (FIFA) no apito, auxiliado por José Antonio Chaves Franco Filho/RS e Marcelo Bertanha Barison/RS.

O Fluminense vem reagindo na reta final, sem perder há 6 jogos, período em que marcou 12 pontos, com segundo melhor desempenho entre os participantes. O Tricolor soma 33 pontos e 7 vitórias em 33 jogos, com 33,3% de aproveitamento. A diferença para o 16º colocado (Botafogo) é de 5 pontos, restando 15 a disputar.

Como mandante, apresenta o segundo pior desempenho da competição, conquistando apenas 45,8% dos pontos disputados. Em 16 partidas, 5 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. Como fato positivo, a vitória sobre o Atlético-MG (outro concorrente ao título, como o Palmeiras) em seu último jogo dentro de casa.

O Palmeiras não vive um bom momento, pelo contrário. A equipe vem se arrastando na reta final e ocasionalmente consegue emplacar um bom resultado, como a goleada diante do Goiás, há duas rodadas. Mesmo assim, não chegou na ponta por acaso e pode ganhar motivação nos últimos jogos que restam a cumprir. Soma 58 pontos e obteve 16 vitórias em 33 jogos, com 58,6% de aproveitamento.

Jogando como visitante, o Palmeiras já venceu 6 vezes e empatou outros 4 jogos, com 45,8% de aproveitamento, um dos melhores da competição (4º). Nos dois últimos encontros, foi apático diante de Santo André e Náutico, clubes que também ocupam a faixa da degola.






Foram 33 jogos com 20 vitórias do Palmeiras e apenas 6 do Fluminense. Aconteceram 7 empates.

Mesmo nos jogos realizados sob o mando do Fluminense, a vantagem do Palmeiras é grande, com 8 vitórias contra 5 da equipe carioca. Aconteceram 5 empates.

A maior goleada pertence ao Palmeiras, em 5 de setembro de 1996, quando venceu por 5 a 1.

Na época dos Pontos Corridos, aconteceram 1 vitória para cada equipe e 3 empates.

No Primeiro Turno, o Palmeiras venceu por 1 a 0.

Série A_2009: Pré-Jogo, Corinthians x Santo André

Pode até parecer estranho, mas o Santo André é o grande favorito para esse encontro. O motivo é simples: o Corinthians apenas cumpre tabela na competição (não corre risco efetivo de queda e não tem mais chance de título), enquanto o Santo André luta desesperadamente contra o rebaixamento. Um triunfo Corinthiano chega a ser considerado improvável, mas o peso da camisa pode favorecer os adversários do Ramalhão.

A partida está marcada para hoje, 16 horas, no Pacaembu (São Paulo) e terá arbitragem de Paulo César Oliveira/SP (FIFA), com auxílio de Ednilson Corona/SP (FIFA) e Márcio Luiz Augusto/SP.

O Corinthians já tem uma vaga assegurada na Libertadores 2010, devido ao título da Copa do Brasil, no meio do ano. Empacado no meio da tabela, pouco sabe-se o que esperar do time que conta com a presença de Ronaldo como grande estrela. Em 33 jogos, 46 pontos e 12 vitórias, com 46,5% de aproveitamento. Nos últimos 10 jogos, conquistou apenas 1/3 dos pontos disputados, mas obteve 4 pontos nas 2 últimas partidas.

Como mandante, aproveitamento de 60,4% obtidos através de 9 vitórias e 2 empates em 16 jogos. Perdeu seu último compromisso em casa diante do Cruzeiro e anteriormente já caiu feio diante de Atlético-PR (1x3) e Goiás (1x4). Outros dois times também venceram o Timão nessa condição: Internacional e Palmeiras.

O Santo André é apontado como sério candidato ao rebaixamento, mas não sofre pressão de uma torcida de massa e pode reverter o quadro com maior serenidade que seus principais oponentes. Em 33 jogos, conquistou 35 pontos e 9 vitórias (35,4% de aproveitamento). Nos 10 últimos jogos, a equipe não evoluiu muito (36,7%), mas as vitórias contra Grêmio e Palmeiras recentemente foram motivadoras.

Fora de casa, o time conquista 1 em cada 4 pontos disputados e já bateu 3 adversários diretos (Coritiba, Botafogo e Fluminense). Nos confrontos contra os paulistas, arrancou empates diante de São Paulo e Barueri e perdeu pela diferença mínima para Palmeiras e Santos.






Jogaram apenas uma vez pela Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, no Primeiro Turno, quando empataram por 1 gol.

Pela Segunda Divisão foram 2 jogos com 2 empates, por 2 a 2 e 1 a 1 em 12 de julho e 11 de outubro respectivamente.

Resultados e Classficação: 34ª rodada, jogos do sábado

Um início de rodada nada bom para os mandantes e trágico para a dupla pernambucana que luta desesperadamente contra o rebaixamento.

No final das contas, existe o risco de Náutico e Sport ocuparem as duas últimas posições na tábua de classificação. O Sport já é o lanterna isolado com apenas 30 pontos e o Náutico pode ser ultrapassado pelo Fluminense, que recebe o Palmeiras no Maracanã.

O Vitória foi derrotado em casa pelo Avaí e continua estacionado nos 44 pontos. O time pode ver sua vaga na Sul-Americana ameaçada caso o Coritiba leve a melhor diante do Botafogo, amanhã, no Rio. Por outro lado, o Avaí praticamente carimbou sua presença na Série A e caminha com força para assegurar um vaga na competição continental.

O Sport chegou a 2x0 no placar, mas não teve forças suficientes para segurar o Cruzeiro que agora ocupa provisoriamente um lugar no G-4. De camarote, os mineiros assistem ao duelo entre o Atlético-MG e Flamengo, onde a vitória de seu tradicional rival até que não seria motivo de insatisfação.

O Santos foi o único mandante que se deu bem, vencendo com certa facilidade o Náutico, que continua atolado na zona da degola. O alvinegro paulista subiu para 11º lugar e conseguiu maior distanciamento da turma que ocupa a faixa inferior da tabela.

O domingo promete ser de muita briga, tanto na parte de cima, como também embaixo na tabela.

Série B_2009: Scouts da 34ª rodada