domingo, 28 de outubro de 2007

Garrincha em Números

Garrincha é um daqueles jogadores que fizeram história. Deixou saudades. Nasceu em 1933, 28 de outubro. Hoje completaria 74 anos de genialidade.

Alguns números de Garrincha são confusos.

Seu pai trocou o 28 pelo 18 (dia do nascimento). O nome, de início, apenas Manoel, sem sobrenome. Sua irmã Rosa lhe deu o Garrincha. Justamente as 9 novas letras, a forma como o mundo conheceu o Mané. Nome de pássaro bobo, que canta bonito, mas vive livre. Livre como o futebol mágico das pernas tortas.

4 foram os clubes no Brasil: Botafogo, Corinthians, Flamengo e Olaria. Sorte do Botafogo, 609 vezes Garrincha. 252 gols. Privilégio do Olaria e Corinthians, 10 jogos em cada. No total, outros 3 gols. Para o Flamengo, outras 15 partidas e 4 gols. Aliás, Botafogo e Flamengo até jogaram juntos por ele, em 1957. Marcou sim, 1 gol.

Campeão Carioca, 3 vezes (57, 61 e 62).Rio-São Paulo, 2 (63 e 64).

Arriscou também a Colômbia, 1 só jogo (Clube Atlético Júnior, Barranquilla).

No total dos clubes por onde passou, desfilou 714 vezes. Marcou 283 gols.

Na Seleção, vestiu a camisa 60 vezes, 17 jogos. 11 anos iluminando o Brasil em suas cores. 2 Copas do Mundo com a taça na mão.

Outros títulos, torneios, outros tantos números.Nenhum capaz de traduzir Garrincha tão bem quanto as suas imagens.Imagens que transformaram o Manoel, no nosso inesquecível Mané. Mané Garrincha.

Obs: Texto de Adethson Leite . Foto extraída do Blog do Roberto Vieira

Um comentário:

Anônimo disse...

Espetacular Garrincha. Belo Texto.

Vale lembrar que ele ao lado de Pelé, nunca perdeu na Seleção.

www.idolosdosanta.blogspot.com