segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Série B: Nada definido

O Campeonato Brasileiro da Série B já se aproxima da reta final e restando apenas 8 rodadas ainda não temos nada definido, nem mesmo na Zona de Rebaixamento.

A afirmativa pode parecer estranha e alguns já decretem o Ituano como rebaixado, contudo os números mostram que as contas ainda não estão concluídas para nenhum time, mesmo que as probabilidades sejam bem favoráveis em alguns casos, como o Coritiba, que já soma 55 pontos e tem vantagem de 7 para o 5º colocado, o Ipatinga.

Também era de 7 pontos era a vantagem que o Criciúma, equipe que somou mais pontos no turno, tinha para o CRB, 5º colocado, ao final das 19 rodadas iniciais da competição. Passaram-se 11 rodadas e o Criciúma já não é uma certeza entre os 4 primeiros ao final da competição e os alagoanos, que na época mantinham uma vantagem de 9 pontos perante a Zona de Rebaixamento e agora sentem-se seriamente ameaçados, com apenas 2 pontos de "gordura".

A realidade é que na Zona do Rebaixamento, a distância real entre Ituano e São Caetano é de 13 pontos e mesmo que as tendências apontem para uma possibilidade mínima de garantir um lugar entre os 16 primeiros colocados, uma boa sequência de resulados pode reverter o quadro do representante de Itu, desde que ocorra uma série inversa para Santo André e São Caetano (16º e 17º). É o velho dilema do possível x provável. Ainda estão em disputa 24 pontos para cada time.

Quando se olha para a parte superior da tabela existe uma diferença relevante nesse comparativo, pois o universo de times-alvo para que as chances se concretizem ou não é mais amplo. Baseado nisso, o Santa Cruz, com 9 pontos de diferença para o 4º colocado certamente teria menos chances de sucesso que o próprio exemplo do Ituano.

Isso ocorre porque entre Santa Cruz e Criciúma (4º colocado) existem outros 9 times na disputa, o que reduz drasticamente as chances do pernambucano, pois dependeria de um somatório de insucessos de seus oponentes, quase que irreal. Já o Ituano, na parte de baixo da tabela, depende do insucesso basicamente de 3 times para conseguir o seu objetivo.

No caso do Coritiba as chances de classificação são grandes porque o representante paranaense já abre 11 pontos de vantagem para o 6º colocado. Significa que, para perder sua vaga, além de ter uma queda vertiginosa de desempenho, o alviverde ainda precisaria contra si um desempenho elevado de 4 times simultaneamente, o que dá a vantagem para o Coxa.

Na luta por uma das vagas de acesso, entre Vitória (50 pontos), Portuguesa(49), Criciúma e Ipatinga (ambos com 48) é certo que pelo menos um deles vai ficar "a ver navios". Nessa disputa, quem vem perdendo terreno é o representante catarinense, que somou apenas 11 pontos no returno. Ipatinga, Portuguesa e Vitória, todos, somaram 20 e junto ao Coritiba, são os melhores do período.

Um pouco mais afastados, aparecem o Barueri (44) , Fortaleza e Ceará (43), além Marília (42). Cabe a eles uma reação imediata, como vem acontecendo com a dupla cearense. Nos 4 últimos jogos, o Fortaleza marcou 10 pontos (melhor campanha no período) e o Ceará 9.

Ponte Preta, Gama e Brasiliense, todos com 41 pontos, poderiam estar mais presentes na disputa, mas nenhum deles conseguiu somar mais do que 4 pontos nos últimos 12 disputados, trazendo um cenário nada positivo para o trio. O Brasiliense, por exemplo, marcou apenas 1.

CRB e Santa Cruz, ambos com 39 pontos, já aparecem mais na luta contra o rebaixamento do que no sonho de promoção. Próximo a eles estão Avaí e São Caetano, com 38 pontos e o Santo André, que encabeça a Zona de Rebaixamento, mas que teve um aproveitamente de 66,7% nos últimos 4 jogos.

Paulista (34 pontos), Remo (29) e Ituano (25) completam a lista. Enquanto os dois bandeirantes não apresentaram grandes resultados recentes, o paraense esboçou uma discreta reação, com 7 pontos nos últimos 12 disputados.

Como o título do post indica.....nada definido.

Nenhum comentário: