sábado, 17 de novembro de 2007

Série B: Ipatinga tem 22,2% de possibilidade de conqusitar o título

O Ipatinga é o único time com chance de tirar o título da Série B-2007, do Coritiba.

Em caso de empate entre ambos, com 67 pontos, o Ipatinga seria campeão por melhor saldo de gols (atualmente tem vantagem de 4 sobre o Coritiba e no mínimo seria ampliado para 5), uma vez que ambos estariam com 20 vitórias.

Nas contas do Blog dos Números, as possibilidades de que isso aconteçam estão em 22,2%.

A metodologia do BDN parte do princípio que em jogos decisivos, qualquer resultado é possível e que a garra de um time vale muito mais do que seu desempenho histórico. Sendo assim, usa-se o seguinte princípio: cada jogo só pode ter 3 resultados possíveis (vitória do Time "A"; vitória do Time "B"; empate) e ao final do jogo um dele acontecerá (33,3% de possibilidade para cada um deles, independente de favoritismo).

Quando levamos o futebol para o campo das possibilidades matemáticas, o favoritismo cria um conceito chamado "expectativa de vitória", que pode ponderar as chances de vitória, empate e derrota e projetar de forma diferente a visualização de sucessos. Porém, essa abordagem não reflete o que realmente são as possibilidades matemáticas, criando uma distorção das reais chances de cada time, dependendo da base de ponderação utilizada.

No caso do Ipatinga, basta que o time vença e que o Coritiba tropece (empate ou perca). Ambos jogam fora de casa e o time paranaense leva uma vantagem sobre o mineiro: enquanto o Coxa pega o rebaixado Santa Cruz, o Ipatinga enfrenta o desesperado Paulista.

De forma analítica, já poderia usar esse cenário amplamente favorável para o Coritiba, independente do retrospecto e campanha de cada um. Vale lembrar porém que uma variável tão importante como essa não é utilizada nos prognósticos de conceituados sites do Brasil, que adotam como base apenas desempenhos estatísticos de 12 meses móveis, por exemplo. Dessa forma, se esse tipo de variável pode ser desprezada, não seria incomum se fosse abandonada também a ponderação, qualquer que seja.

Em resultados práticos, o Ipatinga tem a seu favor duas possibilidades de resultados adversos do Coritiba perante o Santa Cruz (empate ou derrota, o que torna 66,67% dos resultados possíveis do futebol, conforme já comentado) e apenas 1 resultado lhe interessaria diante do Paulista (a vitória, tendo 33,3% de possibilidades de sucesso). Cruzando essas informações, veremos que 22,2% dos resultados possíveis beneficiam o Ipatinga.

Como assim?

Imagine se combinarmos todos os resultados possíveis que existiram na disputa entre Paulista x Ipatinga e Santa Cruz e Coritiba.

a) O título ficaria com o representante mineiro caso:

1. Vitória do Ipatinga, derrota do Coritiba;
2. Vitória do Ipatinga, empate do Coritba.

b) Favoreceriam aos paranaenses as seguitnes combinações:

1. Vitória do Ipatinga, vitória do Coritiba;
2. Empate do Ipatinga, vitória do Coritiba;
3. Empate do Ipatinga, empate do Coritiba;
4. Empate do Ipatinga, derrota do Coritiba;
5. Derrota do Ipatinga, vitória do Coritiba;
6. Derrota do Ipatinga, empate do Coritiba;
7. Derrota do Ipatinga, derrota do Coritiba;

Ou seja, em 9 resultados possíveis, 7 favorecem o Coritba (77,8%), 2 favorecem o Ipatinga (22,2%). A briga promete!

Nenhum comentário: