segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Série A: Raio -X da reta final

Faltando 21 jogos para o término da Série A 2007, a briga por vagas na Libertadores, Sul-Americana e a luta contra o rebaixamento, faz com que as duas rodadas finais peguem fogo.

Relaxados mesmo, só aparecem São Paulo, Fluminense e América, que já tem o seu futuro garantido. Outro que não deve mudar seu "status" é o Botafogo, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana. Os 16 times restantes ainda lutam para ratificar seus objetivos.

O Campeão

O campeão da temporada já está definido. Junto ao título, a equipe do São Paulo levou também uma vaga para a Libertadores e Sul-Americana, em 2008. O tricolor paulista consegue o primeiro bicampeonato da fase de pontos corridos da competição, iniciada em 2003 e atualmente em sua 5ª edição.

O São Paulo, atualmente com 76 pontos, ainda enfrenta o Botafogo (no Morumbi) e encerra sua participação diante do Atlético-PR em Curitiba. A equipe ainda pode terminar a competição com aproveitamento de 71,3% e até mesmo ampliar a vantagem de 17 pontos em relação ao segundo colocado (Santos). No máximo, dependendo da combinação de resultados, pode chegar em 21.

Libertadores da América

Das 5 vagas que cabem aos times brasileiros, ainda restam 3. Quatro times (Santos, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras) brigam diretamente por elas. Grêmio e Botafgo ainda aguardam por combinações de resultados que permitam suas esperanças até a última rodada. Quem sobrar dessa briga, terá ao menos uma vaga na Copa Sul-Americana.

O Santos (2º colocado, 59 pontos) pode comemorar vaga na Libertadores, contanto que o Palmeiras não vença o Fluminense, quarta-feira. Caso contrário, terá que torcer por novos tropeços na penúltima rodada. Ainda enfrenta o Paraná (F) e Fluminense (C), com totais condições de ratificar sua posição.

O Flamengo (3º colocado, 58 pontos) é outro que depende só dele para conqusitar seu retorno à principal competição continental das Américas. Dependendo dos resultados, também pode conquistar a vaga por antecipação, na próxima rodada. Na reta final, terá como adversários o Atlético-PR (C) e Náutico (F).

Mesmo estando em 4º lugar (57 pontos), o Cruzeiro depende de combinação de resultados para garantir sua participação na Libertadores, uma vez que o Palmeiras pode ultrapassá-lo no meio da semana e não haverá confrontos diretos entre os times do G-4. Terá dois nordestinos pela frente: Sport (F) e América (C).
A Copa Sul-Americana servirá como uma espécie de consolo para os 3 times que vão sobrar na luta por uma das vagas na Libertadores. Junto com o São Paulo, esse bloco irá assegurar metade das vagas disponíveis.

As outras 4 vagas estão sendo disputadas por 7 times: Internacional, Atlético-PR, Atlético-MG, Figueirense, Vasco, Sport e Náutico. Confiram os times que hoje ocupam uma posição na área de classificação da Copa:

O Palmeiras (5º colocado, 55 pontos) tem um jogo a menos, que será disputado com o Fluminense (quarta). Caso vença, retorna à zona da Libertadores. O alviverde paulista está vivo na luta por uma das 3 vagas que restam. Enfrenta Internacional (F) e Atlético-MG (C) e só depende de si.

A equipe do Grêmio (7º colocado, 54 pontos) está numa situação complicada quando o objetivo é Libertadores. Precisa ultrapassar no mínimo dois adversários diretos na disputa, tendo desvantagem de 3 pontos para o Cruzeiro e dependendo do resultado do Palmeiras, pode dar adeus as chances matemáticas já na próxima rodada. Nas partidas finais, visita o América (F) e recebe o Corinthians (C).

O Botafogo (8º colocado, 53 pontos) ainda se apega numa leve esperança de entrar na zona de classificação da Libertadores, mesmo que provavelmente esta possibilidade seja descartada, dependendo dos resultados da próxima rodada. É um time que com alto grau de possibilidade irá constar na Copa Sul-Americana. Encara São Paulo (F) e Figueirense (C)

O Internacional (9º colocado, 51 pontos) está bem próximo de garantir uma das vagas na Copa Sul-Americana. Não tem nenhum outro objetivo mais concreto a buscar, uma vez que não alcança mais a Libertadores, nem corre risco de rebaixamento. Matematicamente, garante a vaga com mais 4 pontos, sem depender de outros resultados. Dois próximos encontros serão com Palmeiras (C) e Goiás (F)

O Atlético-PR (10º colocado, 51 pontos) precisa de pouco para garantir uma das vagas na Sul-Americana. Também não corre risco de rebaixamento e nem alcança mais o grupo da Libertadores. Para isso enfrenta Flamengo (F) e São Paulo, dois dos melhores times da competição. O São Paulo provavelmente entrará com um time misto no último jogo.

O Atlético-MG (11º colocado, 49 pontos) não corre mais risco de rabaixamento, após golear o Juventude, 4x1. Nos dois jogos que faltam, sabe que não pode vacilar, uma vez que está numa disputa acirrada com Figueirense, Vasco e Sport pelas últimas vagas na Copa Sul-Americana. Recebe o Goiás (C) na próxima rodada e encerra diante do Palmeiras (F). Vencer os dois jogos pode ser fundamental.

Também com 49 pontos, o Figueirense (12º colocado) aparece atualmente na última posição que garante vaga na Sul-Americana. Nos jogos finais, recebe o Náutico (C) e depois visita o Botafogo (F), com boas chances de assegurar de uma vez por todas o seu objetivo.

Zona do Limbo

É a área dos times que não serão rebaixados, mas que também ficarão de fora das listagens das competições internacionais.

Na adequação da lista, incluímos o Fluminense, que por ter vaga garantida na Libertadores, desde já é um dos times que no efeito prático só cumpre tabela.

Nenhum dos outros times tem chance de alcançar a Libertadores, uma vez que Vasco e Sport no máximo chegariam a 54 pontos. Ao mesmo tempo, nenhum deles (excluindo o Fluminense) está 100% livre do risco de rebaixamento.

O Fluminense (6º colocado, 55 pontos) aparece na zona do Limbo justamente porque não aspira nenhuma vaga na competição, muito menos corre qualquer risco de rebaixamento. O tricolor recebe o Juventude (C) e visita o Santos (F).

O Vasco (13º colocado, 48 pontos) ainda precisa subir 1 posição para entrar na zona de classificação da Sul-Americana. Ainda pode ultrapassar 6 times, dependendo da combinação de resultados. Tem uma mínima possibilidade matemática de ser rebaixado, desde que seja superado por Sport, Náutico, Corinthians e alcançado pelo Goiás. Um empate será suficiente para eliminar totalmente essa possibilidade. Encontra-se com Corinthians (F) e Paraná (C).

O Sport (14º colocado, 48 pontos) conquista vaga na Sul-Americana se subir 2 posições. Ainda pode ultrapassar 7 times, dependendo da combinação de resultados. Ainda corre risco mínimo de rebaixamento. Para isso teria que ser ultrapassado simultaneamente pelo Náuico, Corinthians e alcançado pelo Goiás. Com a conquista de apenas mais 1 ponto, elimina matematicamente qualquer chance de rebaixamento na competição. Recebe o Cruzeiro (C) e depois encerra diante do Juventude (F).

O Náutico (15º colocado, 46 pontos) ainda luta por uma vaga na Sul-Americana. Vencendo o Figueirense, a vitória do Goiás sobre o Atlético-MG seria o resultado desejado, pois lançaria a equipe para a 12ª posição, dependendo apenas das próprias forças para conquistar uma das vagas. Para fugir do rebaixamento, 1 vitória. Com 48 ou 47 pontos só perde a vaga caso Corinthians e Goiás vençam seus dois jogos. O Timbu encara Figueirense (F) e Flamengo (C).

O Coritnhians (16º colocado, 43 pontos) conseguiu um importante resultado ao empatar com o Goiás no Serra Dourada. Não tem chances de chegar à Copa Sul-Americana, mas depende apenas de si para garantir a permanência na Série A. Matematicamente, foge do rebaixamento caso vença o Vasco na próxima rodada, Goiás perca para o Atlético-MG e Paraná não vença o Santos. Nos jogos que restam, enfrenta o Vasco (C) e vista o Grêmio (F).


Na Zona de Rebaixamento

Dos 4 times que se encontram na "Zona da Degola" apenas o América não tem mais chance alguma de sair do atoleiro em que se encontra. Sem confrontos diretos, Goiás e Paraná, além do Juventude sabem que dependem de resultados de terceiros para sobreviver.

Acompanhem a situação de cada um deles nos dois jogos restantes:

O Goiás (17º colocado, 42 pontos) desperdiçou a grande chance de ultrapassar o Corinthians no último confronto direto que teve entre os times que lutam contra o rebaixamento. Precisa conquistar uma posição e ainda pode alcançar matematicamente o Vasco (48), Sport (48), Náutico (46) e Corinthians (43). Joga contra o Atlético-MG (F) e Internacional (C).

O Paraná (18º colocado, 41 pontos) precisa subir 2 posições para fugir do rebaixamento. Atualmente está 1 ponto atrás do Goiás e 2 do Corinthians. O tricolor ainda pode chegar aos 47 pontos e também ultrapassar o Náutico, atualmente com 46. Nos próximos jogos, recebe o Santos (C) e visita o Vasco (F).

O Juventude (19º colocado, 38 pontos) ainda se apega nas esperanças matemáticas. Para fugir precisa ultrapassar 3 times: Corinthians, Goiás e Paraná. Sua classificação será possível caso vença os dois jogos que lhe resta e que nenhum dos 3 times citados consiga ultrapassar os 44 pontos. Joga com o Fluminense (F) e recebe o Sport(C).

O América de Natal (20º colocado, 17 pontos) já está rebaixado matematicamente desde a 31º rodada. No máximo chega a 23 pontos, insuficiente sequer para evitar o registro de pior campanha da "era" dos pontos corridos. Enfrenta o Grêmio (C) e Cruzeiro (F).

Nenhum comentário: