sábado, 26 de junho de 2010

CM-2010: Mundial chega em suas oitavas



Na briga dos gigantes do futebol mundial, Argentina e Holanda conseguem sair intactas na segunda fase (a primeira é as eliminatórias) do gfrande vestibular da bola nos pés. As duas seleções conseguem atingir 100% de aproveitamento na etapa de grupos, com 9 pontos conquistados. Outras equipes não tiveram a mesma sorte e até mesmo seleções tarimbadas tiveram que fazer as malas mais cedo e retornar para seus locais de origem. Finalistas em 2006, Itália e França foram eliminados em último lugar de seus grupos, sem conquistar uma vitória sequer.

No Grupo A, agrande decepção foi a França, lanterna com apenas 1 ponto ganho. África do Sul, donos da casa, com 4 pontos, entrou para a história como o primeiro país-sede eliminado ainda na etapa de grupos. Perdeu no saldo para o México. O Uruguai se deu bem e surpreendentemente passou em primeiro da chave com 7 pontos, sem sofrer um gol sequer.

No Grupo B, a favorita Argentina. Sem dificuldades, passou pelos seus adversáriose apesar de ser muito criticado, seu sisstema defensivo só sofreu 1 gol. O segundo lugar ficou para a Coréia do Sul (4 pontos) que soube segurar a Nigéria na partida decisiva. Grécia conseguiu sua primeira vitória em Copas do Mundo, mas insuficiente para garantir a classificação. A Nigéria decepcionou, marcando apenas 1 ponto.

No cruzamento dos Grupos A e B, Uruguai encara a Coréia do Sul, ao passo que Argentina mede forças com o México.

No Grupo C, a Inglaterra decepcionou, mas conseguiu passar de fase. Passou em segundo com 5 pontos, perdendo a liderança da chave para os Estados Unidos no número de gols marcados. A Eslovênia quase chega lá, mas viu sua comemoração terminar com a vitória americana sobre a Argélia, outro africxano que terminou na lanterna de seu grupo.

Apesar do susto, Alemanha confirmou seu favoritismo e liderança no Grupo D. mesmo perdendo para a Sérvia, a equipe germânica chegou aos 6 pontos, 2 a mais que Gana e Austrália. O saldo de gols contou a favor dos africanos dessa vez (ao contrário do que aconteceu com a África do Sul). A Sérvia, só conseguiu arrancar pontos da Alemanha, perdendo para Gana e Austrália (vá entender...).

No cruzamento dos Grupos C e D, Estados Unidos decide uma vaga com Gana e Alemanha e Inglaterra fazem um clássico europeu nas oitavas-de-final.

A Holanda não goleou, mas venceu todas. Passou por Japão, Dinamarca e Camarões e garantiu 100% de aproveitamento no Grupo E. Quem passou bem também foi o Japão, com 2 vitórias contra os demais adversários. A Dinamarca só conseguiu marcar pontos diante do time-bônus do Camarões. Os africanos terminaram na lanterna sem marcar um ponto sequer.

O grupo F apontou outra decepção do Mundial. A Itália. Atual campeã mundial, a Itália repetiu o mesmo caminho da França, aadversário da final em 2006. Também terminou na lanterna, 2 pontos. O líder do grupo foi o surpreendente Paraguai (5 pontos), seguido pela também classificada Eslováquia que bateu a Itália na última rodada. Nova Zelândia foi eliminada sem perder uma partida sequer, 3 empates.

A Holanda vai encarar agora a Eslováquia nas oitavas-de-final.Paraguai disputa com o Japão uma vaga para saber quem avança até as quartas-de-final.

No Grupo G, grupo do Brasil, a seleção verde e amarela venceu os dois primeiros jogos, apesar de não empolgar muito. Chegou aos 7 pontos, empatando com o vice-líder Portugal. O time do "ketchup", goleou a Coréia do Norte por 7x0. E só. Os Portugueses não conseguiram balançar as redes da Costa do Marfim e também passaram em branco diante do Brasil. Os Africanos de Costa do Marfim terminaram em 3º lugar, com a melhor campanha entre os eliminados da primeira fase. A Coréia do Norte, sem marcar pontos, foi o pior time do mundial, na classificação.

Espanha e Chile foram as equipes classifcadas no Grupo H. Ambos fizeram 6 pontos e a "Fúria" levou vantagem no saldo de gols. A Suiça que poderia ter se classifcado sem maiores problemas (uma vez que bateu a Espanha na abertura do Grupo) não teve criatividade para vencer Honduras na partida decisiva. Especialistas em se defender, os suiços falharam quando foi preciso marcar gols para garanir a vaga.

Brasil e Chile se enfrentam da mesma forma que Espanha e Portugal também vão lutar por vagas a partir dos mata-matas.

Nenhum comentário: