domingo, 8 de novembro de 2009

Série A_2009: Pré-Jogo, Atlético-MG x Flamengo

Atlético-MG e Flamengo realizam hoje um tradicional encontro entre duas equipes de massa do futebol brasileiro. O duelo ficou imortalizado na dramática final de 1980, teve nova vantagem carioca em 1987 e vive mais uma vez momento de decisão. Mineiros e Cariocas pretendem permanecer vivos na reta final do Brasileirão.

A partida será realizada no Mineirão, Belo Horizonte, às 16 horas. O duelo é válido pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Leonardo Gaciba da Silba/RS (FIFA) será o arbitro, enquanto Roberto Braatz/PR (FIFA) e Altemir Hausmann/RS (FIFA) completam o trio de arbitragem.

O Atlético-MG ocupa a 3ª posição na tabela com 56 pontos conquistados e 16 vitórias em 33 jogos, com 56,6% de aproveitamento. O Galo vem motivado após importante vitória diante do Goiás no Serra Dourada e caso vença já iguala a pontuação do São Paulo, superando os paulistas no número de vitórias. Nos últimos 10 jogos, o alvinegro conquistou 63,3% dos pontos disputados, o que demonstra que o time está bem aceso para o fim da competição.

Como mandante, o time conquistou 2/3 dos pontos disputados. Em 16 partidas, 9 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas. Se considerarmos que um dos tropeços foi no clássico caseiro diante do Cruzeiro, o Goiás aparece como o único adversário de "fora" que conseguiu derrotar o Galo em seus domínios.

O Flamengo corre por fora na disputa do título da temporada, com 5 pontos de desvantagem para o São Paulo no momento, além de ter sido ultrapassado pelo Cruzeiro (que venceu na abertura da rodada, no sábado). Com 54 pontos e 15 vitórias em 33 jogos, o aproveitamento da equipe comandada por Andrade é de 54,5%. Nas 10 últimas partidas, um desempenho impressionante de 76,7% que só não foi mais expressivo devido a derrota diante do Barueri (32ª rodada).

Como visitante o rubro-negro carioca está longe de ser um bicho-papão, conseguindo apenas 35,4% dos pontos disputados, com 4 vitórias e 5 empates em 16 jogos. Diante de adversários diretos que enfrentou recentemente, bateu o Palmeiras e arrancou um empate diante do Internacional.






Em 43 partidas disputadas, aconteceram 16 vitórias do Flamengo, 17 do Atlético e 10 empates.

Foram 21 jogos realizados em Minas Gerais e a vantagem é do Atlético com 11 vitórias enquanto o Flamengo venceu apenas 4. Aconteceram 6 empates.

A última vitória do Flamengo em Belo Horizonte aconteceu em 22 de setembro de 2002, por 3 a 0.

A maior goleada ocorreu em 14 de novembro de 2004, quando o Atlético goleou por 6 a 1.

Já decidiram uma final de Brasileiro no Maracanã. Em 1 de junho de 1980, o Flamengo conquistou seu primeiro título brasileiro com uma vitória de 3 a 2 sobre o Atlético.

No Primeiro Turno, o Flamengo venceu por 3 a 1.

Nenhum comentário: